Casamento sustentável: econômico e ecológico

setembro 05, 2013


Com o boom ecológico, os assuntos relacionados aos impactos ambientais e as diversas formas de contorná-los ficaram em alta e se tornaram itens de bom gosto e elegância — além de serem um charme para os olhos e para a natureza.

O negócio pegou tanto que algumas empresas entraram na onda e estão arrasando cada vez mais nos materiais, cuidando de cada detalhe para que nada passe batido dessa onda de sustentabilidade.

Escolhendo os materiais certos e economizando alguns recursos naturais, você também pode fazer o seu casamento de forma sustentável para cuidar, até nesse momento tão especial, do nosso planeta.


Casamentos ao ar livre são a nova sensação: além de charmosos, dão aos convidados uma sensação de paz por estarem mais livres, em algum lugar fresco e bonito.

Faça o seu casamento ao ar livre, de dia, pois aproveitando a luz natural, acaba economizando energia elétrica. Mas é claro que as lâmpadas precisam estar à disposição, especialmente em locais como banheiro, por exemplo, então escolha as fluorescentes.

A decoração ao ar livre é simples e deve combinar com a proposta da ocasião: tecidos orgânicos, materiais recicláveis e etc. complementam o eco wedding.

Velas também dão um brilho especial aos ambientes e você pode disponibilizá-las nas mesas (em cima e embaixo), nos cantos, penduradas em lamparinas — que também podem ser feitas manualmente, reaproveitando materiais como latas e garrafas de vidro.

Se puder, escolha velas de cera de abelha, pois as velas de parafina são derivadas do petróleo!

Para convites e tags explicativas de sabores nas mesas, prefira papel reciclado. Algumas empresas já fornecem esta opção e, em alguns casos, sai muito mais barato que convites normais! Nas mesas, os guardanapos e as toalhas de papel podem ser substituídos pelos de pano.


Não há casamento sem flores, não é verdade? São lindas, são cheirosas, espalham amor, beleza e pólen, rs. Então por que não utilizá-las em vasos em vez de arrancá-las? Os vasinhos podem ser feitos de garrafas, latas, pneu, e podem ser reaproveitadas na sua decoração depois da festa.

Prefira as flores orgânicas, que são livres de pesticidas.



Até nos bufês a sustentabilidade está em alta, você sabia? Existem várias empresas especializadas nesse ramo, basta pesquisar. Elas utilizam ingredientes orgânicos e material de limpeza biodegradável, além de separarem os lixos.

Aproveite para dar à mesa de doces aquela decoração saudável com frutas frescas, que são ótimas sobremesas.


Escolhe os trajes dos envolvidos no casório (como noivos, padrinhos, sogros, dama e pajem) de tecido sustentável, como a fibra de PET, bambu, ou algodão orgânico.


Ecobags, bonsais, mudinhas de flores e caixinhas com sementes são mimos super delicados para dar aos convidados. São alternativas elegantes e algo que irá crescer e trazer um pouco mais de alegria para a casa de cada um!


Não deixem de seguir o Respira e Casa:




You Might Also Like

0 comentários

About Me

Like us on Facebook

Popular Posts