Panela, banheiro, lingerie: os diferentes tipos de chá

agosto 29, 2013


Quando alguém se casa, é comum que haja pequenas comemorações para esta transição. Os mais comuns e tradicionais entre elas são os chás dados ante-festa, com troca de presentes e vários comes e bebes.

Foi-se o tempo em que existia apenas o bom e velho Chá de Panela! Hoje temos um leque de oportunidades que se adequam exatamente ao gosto e às necessidades dos noivos.

Vamos conhecer um pouquinho mais os tipos de chá?

CHÁ DE PANELA

cha_shabbychic_06

Todos os residentes do planeta Terra já ouviram falar do Chá de Panela, tenho certeza. Mesmo que não tenham comparecido, certamente já conhecem. Trata-se de uma reunião pré-casamento organizada pelas madrinhas, pela sogra, a mãe ou pela própria noiva, com o intuito de reunir os amigos em um tipo de festinha para tirar fotos, rir, extravasar a tensão e presentear a noiva com utensílios de cozinha que serão muito úteis na sua nova vida.

Utilize sua criatividade para diferenciar essa comemoração!




O local a ser realizado é geralmente a casa dos pais da noiva, mas não tem regras, pode ser feito em qualquer lugar aconchegante. 

Doces, salgadinhos variados, canapés, tortas salgadas e refrigerantes são muito bem-vindos no cardápio.


girly-vintage-bridal-shower-0   
Imagem: Pinterest

divvv

CHÁ DE CALDEIRÃO

Imagem: reprodução

Este tipo de comemoração é para os casais que já moram juntos ou já têm todos os utensílios de casa e optam por receberem de seus amigos mantimentos e bebidas. É interessante e diferente, mas também muito íntimo.


Deve ser dado no máximo duas semanas antes do casamento — até mesmo pra dar tempo e pra não embolar um evento com o outro — e é interessante convidar apenas os amigos íntimos e familiares, já que os mimos pedidos são de despensa.

divvv

CHÁ DE BANHEIRO


Outra variação do chá de panela, o foco são os objetos do banheiro. Toalhas, saboneteiras, porta-escova de dentes são exemplos de mimos a serem pedidos pelos noivos neste tipo de recepção pré-matrimônio.

Muitas pessoas associam o chá de banheiro (ou chá de banho) ao banheiro em si. Não pense em fazer seu chá no banheiro, pelamorde! rs A ideia é fazer a decoração, os convites e pedir os mimos com este contexto!

Lembre-se que o chá é um evento importante tanto quanto o casamento, portanto, capriche nas guloseimas!


O importante é ter liberdade para colocar a fofoca em dia e desestressar. Aproveite a criatividade para os convites, os comes e bebes. Esses itens que dão todo o charme da reunião.

divvv

CHÁ DE LINGERIE

Autor não encontrado

Esta é uma reunião exclusivamente feminina, onde a noiva recebe itens íntimos de presente das amigas e familiares.

É legal que a noiva faça uma listinha de presentes na loja de lingerie da sua preferência e especifique os itens que pode/não pode usar, já que se trata de peças tão íntimas.

Se você é uma moça mais reservada, tente manter o bom humor, pois é possível que ganhe algum presente mais picante!


Servir petiscos que lembram romances também é uma alternativa bem criativa para o cardápio! Corações, laços, casais e até lingeries estão super em alta nas mesas deste tipo de chá.

divvv

CHÁ BAR


Este tipo de comemoração é realizada pelos amigos do noivo/casal ou pelos padrinhos e pode ser realizada à qualquer horário do dia, com uma certa quedinha pela noite.

A diferença mais legal do chá bar é que o evento deixa de ser exclusivamente feminino e passa a ser misto, ficando mais divertida a festinha.


O cardápio pode ter referência a bares ou até mesmo ser o cardápio de boteco, que também é muito legal — só não deixem de lado os doces, que são carta-marcada dos chás pré-matrimoniais.


Na lista de presentes, geralmente são pedidos coisas que remetam aos bares: copos americanos, tulipas, petisqueira, espremedor de limão, canecas de chopp, saleiros, etc.

divvv

CHÁ DE JARDIM


Indicado para casais que amam a natureza e/ou possuem (ou querem possuir) um belo jardim, o Chá de Jardim é a mais nova tendência entre os casais.


Os mimos pedidos nessa ocasião são relacionados à jardinagem, entre eles regadores, vasinhos, flores, sementes, etc.

Um cardápio leve deve ser servido e, se estiver calor, petiscos gelados caem muitíssimo bem!

divvv

CHÁ DE CASA NOVA


O Chá de Casa Nova é uma variação do Chá de Panela e não envolve somente casais: pode ser dado à qualquer momento em diversas ocasiões — de amigas indo para uma república na faculdade até casal que já mora na mesma casa.

O objetivo é a diversão e a arrecadação de utensílios novos para toda a casa. Em geral, este tipo de chá inclui desde utensílios para a cozinha até itens de decoração.

O cardápio é livre, tendo em consideração o horário do evento e a quantidade de pessoas.



BRINCADEIRAS PARA FAZER NO SEU CHÁ
BINGO: Funciona como um bingo comum, mas em vez de números os jogadores marcam na cartela os presentes, conforme eles forem abertos. As palavras precisam ser relacionadas ao tipo de chá, por exemplo, se for um chá de banheiro: toalha, porta-pasta de dentes e etc. Ganha a pessoa que completar uma coluna primeiro. Quem acertar a cartela toda ganha um brinde melhor. A duração do jogo vai depender da animação das convidadas.

PERGUNTAS PARA O NOIVO: Antes do chá uma amiga fará algumas perguntas para o noivo. Na hora do chá, a noiva tenta acertar as respostas dele. Esta brincadeira costuma render várias risadas.
BATATA QUENTE: Assim como na brincadeira infantil, um objeto passa de mão em mão e, quando a música parar, a pessoa que ficou com o objeto deverá vesti-lo/comê-lo/usá-lo. É interessante colocar o objeto dentro de uma caixa, para que possa ficar mais legal a brincadeira.
EU NUNCA: Com todo mundo sentado em uma roda, há um pote de balas/garrafa de bebida no centro da brincadeira. A noiva começa dizendo coisas que nunca fez, por exemplo "Eu nunca comi azeitona" e os convidados que já tiverem comido azeitona comem as balas/bebem a bebida.



Gostaram das dicas?

Ficou faltando algum chá nessa lista?

Não deixem de seguir o Respira e Casa:



You Might Also Like

1 comentários

  1. Vivian, adorei seu post.
    Eu tive: Chá de Panela, Chá Bar e Chá de Lingerie.
    Em todos eles eu me diverti DEMAIS. Dei muita risada e recebi mais do que presentes, recebi carinho demais das amigas.
    E concordo com você a respeito do chá de lingerie, é bem mais íntimo e para não haver erro e nem constrangimento, acho que este deve ser mesmo para as mais íntimas. No meu caso, quem organizou o meu foi uma amiga-madrinha, e eu escolhi na minha loja preferida o que queria. Ainda assim, houve surpresinhas! hahaha

    Um beijo,
    O Blog está lindo! ;)

    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

About Me

Like us on Facebook

Popular Posts